Um membro de uma facção criminosa foi preso por suspeita de cobrar "pedágio" de comerciantes e ambulantes do entorno do Terminal da Messejana, em Fortaleza, na última quarta-feira (20).
Conforme as investigações, Lucas Mendonça Pacheco, vulgo "Gordinho", de 30 anos, exercia a função de “correria” dentro do Comando Vermelho, sendo responsável por arrecadar valores de comerciantes e praticar extorsões sob a alegação de oferecer segurança.
"A investigação demonstrou de forma clara que a facção Comando Vermelho exerce domínio sobre toda a área do Terminal da Messejana e arredores, obrigando os comerciantes locais ao pagamento de pedágios", diz um trecho do Inquérito Policial.
Durante a Audiência de Custódia, realizada na quinta-feira (21), o suspeito teve a prisão preventiva decretada, para a "garantia da ordem pública".
"A prova da materialidade e os indícios suficientes de autoria encontram-se evidenciados pelos elementos de prova já constantes dos autos, vez que o acusado foi preso em flagrante e reconhecido pelas vítimas como responsável da organização criminosa Comando Vermelho, pela extorsão de comerciantes do terminal da Messejana e ainda sendo apontado como autor do homicídio da vítima Iury", diz um trecho da decisão.
Lucas também atuava na venda de entorpecentes e no momento da prisão estava portando papelotes de cocaína. Ele ainda é suspeito de matar um homem em junho deste ano, na Pracinha do Terminal.