A bandeira vermelha patamar 2 será mantida nas contas de luz neste mês de setembro, anunciou nesta sexta-feira (29) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A sinalização indica que os consumidores receberão as faturas de energia elétrica com adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
As atuais condições de afluência dos reservatórios das usinas, abaixo da média, não são favoráveis para a geração hidrelétrica. Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro.
Agosto foi o primeiro mês de 2025 com bandeira tarifária vermelha no patamar 2. A justificativa para a cobrança extra era a mesma que foi apresentada para setembro. Em julho, a bandeira vermelha estava no patamar 1.
A Aneel reforça que o consumidor deve, com a manutenção da bandeira vermelha patamar 2, manter-se ciente da "importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica".