Oito pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira, 1º, durante uma operação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Os detidos são suspeitos de envolvimento em facções criminosas, sendo uma delas responsável pela expulsão de moradores de Uiraponga, em Morada Nova, a 167,62 quilômetros de Fortaleza.
As prisões aconteceram nos municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova, Mauriti, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte e Alto Santo. Dos oito preso, seis estavam em liberdade e uma já reclusa no sistema penitenciário. A operação cumpriu, no total, 11 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça do Ceará, sendo que alguns dos alvos possuíam mais de um mandado em aberto.
Nas diligências, 22 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos. Houve apreensão de drogas e aparelhos celulares, que serão periciados para auxiliar nas investigações policiais.
Parte dos suspeitos presos é ligada à facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), vinculada ao líder do grupo Gilberto de Oliveira Cazuza, o "Mingau". Atualmente, o criminoso encontra-se foragido no Rio de Janeiro e integra a lista de Mais Procurados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Outros presos na operação estão ligados à facção cearense Guardiões do Estado (GDE). Eles, por sua vez, integram o grupo do líder criminoso José Witals da Silva Nazario, 25, o “Playboy”, preso em São Paulo no dia 28 de julho, acusado de mandar expulsar moradores do distrito de Morada Nova.