23°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Oito membros de facção são presos acusados de tráfico de drogas e expulsões no Ceará

Prisões aconteceram na manhã desta segunda-feira, 1º, durante operação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE)

Josyvânia Monteiro
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: O Povo
02/09/2025 às 13h22
Oito membros de facção são presos acusados de tráfico de drogas e expulsões no Ceará
Foto: Divulgação / PCCE

Oito pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira, 1º, durante uma operação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Os detidos são suspeitos de envolvimento em facções criminosas, sendo uma delas responsável pela expulsão de moradores de Uiraponga, em Morada Nova, a 167,62 quilômetros de Fortaleza.

As prisões aconteceram nos municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova, Mauriti, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte e Alto Santo. Dos oito preso, seis estavam em liberdade e uma já reclusa no sistema penitenciário. A operação cumpriu, no total, 11 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça do Ceará, sendo que alguns dos alvos possuíam mais de um mandado em aberto.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nas diligências, 22 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos. Houve apreensão de drogas e aparelhos celulares, que serão periciados para auxiliar nas investigações policiais. 

Parte dos suspeitos presos é ligada à facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), vinculada ao líder do grupo Gilberto de Oliveira Cazuza, o "Mingau". Atualmente, o criminoso encontra-se foragido no Rio de Janeiro e integra a lista de Mais Procurados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Outros presos na operação estão ligados à facção cearense Guardiões do Estado (GDE). Eles, por sua vez, integram o grupo do líder criminoso José Witals da Silva Nazario, 25, o “Playboy”, preso em São Paulo no dia 28 de julho, acusado de mandar expulsar moradores do distrito de Morada Nova.