23°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Assembleia reconhece a arte do crochê como patrimônio cultural do Ceará

A proposta é de autoria do deputado Bruno Pedrosa

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Ipu Notícias
03/09/2025 às 23h24
Assembleia reconhece a arte do crochê como patrimônio cultural do Ceará
Foto: Reprodução

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram, nesta quarta-feira (3), o Projeto de Lei nº 135/2024, que reconhece a arte do crochê como de destacada relevância histórica e cultural do estado. A proposta é de autoria do deputado Bruno Pedrosa (PT) e começou a tramitar em novembro de 2023.

Na justificativa, o parlamentar ressalta que o crochê é um elemento essencial da cultura cearense, transmitido de geração em geração e que mantém viva uma tradição presente em diferentes regiões. Além do valor cultural, a prática também possui forte impacto social e econômico. “Além de histórico, a Arte do Crochê serve como principal fonte de renda para diversas famílias no Estado do Ceará, garantindo o seu sustento. Portanto, reconhecer essa arte como Patrimônio Cultural Imaterial do Ceará é fundamental”, destacou Bruno.

Continua após a publicidade
Anúncio

A iniciativa reforça outro marco já estabelecido pela Alece em 2009, quando o município de Nova Russas recebeu o título de “Capital Cearense do Crochê”, por meio da Lei nº 14.479, de autoria do então deputado Vanderley Farias Pedrosa, pai de Bruno.

Desde então, Nova Russas se tornou referência no artesanato em crochê. O letreiro na entrada da cidade ostenta o título, em alusão a uma tradição que reúne milhares de artesãs. À época, o número de “crocheteiras” era estimado em 10 mil, com a prática comum de expor os trabalhos nas calçadas ao fim da tarde.