24°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Operação prende 38 membros do Comando Vermelho no Ceará; chefe da facção havia sido solto há dois dias

Principal preso na operação é o chefe da facção em Maracanaú. Ele havia sido solto dois dias antes.

Josyvânia Monteiro
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: G1 CE
05/09/2025 às 14h00
Operação prende 38 membros do Comando Vermelho no Ceará; chefe da facção havia sido solto há dois dias
Foto: Divulgação / Verdes Mares

Uma operação da Polícia Civil do Ceará foi realizada nas primeiras horas desta quinta-feira (5) contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho. As ações ocorreram em Fortaleza, em bairros como Pirambu; além de Maracanaú, na Região Metropolitana, e tiveram foco no município de Maranguape, onde um chefe da organização foi preso.

O homem, de 29 anos, havia deixado o sistema prisional há dois dias por outro crime e foi recapturado por organização criminosa.

Segundo o Delegado-Geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, a operação faz parte de uma diretriz do Governo do Estado.

“Essa é uma operação, é uma diretriz do Governo do Estado, uma operação para sufocarmos essas organizações criminosas. Então, hoje deflagramos essa ação visando capturar integrantes de uma organização criminosa de origem carioca, principalmente com atuação em Maranguape, Maracanaú e aqui na capital”, afirmou.

Além do tráfico de drogas, membros do comando vermelho atuam de forma criminosa no Ceará para monopolizar diversos serviços. Em bairros de periferia, por exemplo, eles atacam operadoras legais de internet, forçando que os clientes paguem pelos serviços da facção.

Em agosto, o Comando Vermelho tentou também monopolizar o fornecimento de bebidas para vendedores ambulantes da Beira Mar.

De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos 49 mandados de prisão, resultando em 38 capturas. 25 suspeitos estavam em liberdade; 13 já se encontravam no sistema prisional e foram novamente autuados. Além disso, houve 69 mandados de busca e apreensão.

O delegado destacou o perfil dos presos:

“Trinta e oito foram capturados, 38 criminosos realmente foram atingidos nessa ação, criminosos perigosos. A gente vê aí pela ficha criminal deles que eles respondem por homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, também respondem por integrar a organização criminosa. Então, é um ataque muito objetivo em cima dessas organizações criminosas para atirar esses criminosos violentos de circulação que são quem tiram a paz e a tranquilidade da nossa população.”