O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, informou na noite desta segunda-feira (15) que a Polícia Militar confirmou a prisão de 19 pessoas envolvidas na soltura coordenada de fogos de artifício em comunidades de Fortaleza. A ação, segundo ele, foi uma tentativa de intimidação entre grupos criminosos rivais. Vários artefatos foram apreendidos na ação.
“PM confirmou a prisão de 19 criminosos que soltavam fogos em comunidades de Fortaleza para intimidar rivais. O número de prisões de envolvidos em facções aumentou 61,5% este ano. A polícia está na luta, enquanto oportunistas, que nunca fizeram nada pela segurança, torcem contra”, escreveu o secretário em suas redes sociais.
A fala de Chagas ocorre após a intensa queima de fogos registrada em diversos bairros da capital cearense, como Parangaba, Maraponga, Lagamar e Vila União, em uma ação orquestrada por uma facção criminosa de origem carioca. De acordo com as investigações, os fogos teriam sido usados para marcar a suposta tomada de territórios dominados anteriormente por uma facção rival local.