22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Festa de São Francisco das Chagas de Canindé tem início na madrugada com milhares de fiéis

A abertura da festa ocorreu às quatro horas da manhã, com o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Canindé, acompanhado do cântico dos hinos nacional e municipal

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
25/09/2025 às 07h30
Festa de São Francisco das Chagas de Canindé tem início na madrugada com milhares de fiéis
Foto: Reprodução / Santuário de São Francisco das Chagas

A Festa de São Francisco das Chagas de Canindé teve início na madrugada desta terça-feira (24), e seguirá até o dia 4 de outubro. O Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas divulgou a programação oficial da tradicional celebração, que neste ano traz o tema “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”, em referência aos oitocentos anos do Cântico das Criaturas, obra escrita por São Francisco em um momento de reflexão e devoção. A expectativa é que milhares de romeiros participem ao longo dos onze dias de programação.

A abertura da festa ocorreu às quatro horas da manhã, com o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Canindé, acompanhado do cântico dos hinos nacional e municipal. Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário, presidiu a cerimônia, concelebrada por outros sacerdotes, dando início oficial à festa. Durante o evento, os fiéis fizeram promessas ao santo, em busca de cura, proteção e inspiração. O espaço da Basílica recebeu um letreiro colorido com os dizeres “São Francisco Rogai Por Nós”, e fogos de artifício iluminaram o céu, marcando o início das celebrações.

Continua após a publicidade
Anúncio

A programação inclui missas, batizados, procissões, novenas e atividades culturais em diferentes locais da cidade, como a Quadra da Gruta, Praça dos Romeiros, Mosteiro das Clarissas, Igreja das Dores e Igreja de Cristo Rei, garantindo que os romeiros acompanhem as celebrações em diversos pontos de Canindé. A festa segue até o dia 4 de outubro, Dia de São Francisco, quando será realizada a Missa Solene, às nove horas, presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza, seguida de procissão com a imagem de São Francisquinho pelas ruas da cidade, encerrando oficialmente a festividade.

Entre os destaques da programação, está a Benção dos Animais, marcada para o dia 26 de setembro, às 8h, no pátio do Zoológico, além da Novena Simplificada, realizada entre 25 de setembro e 3 de outubro, sempre às 15h, na Basílica. A novena tem o objetivo de acolher os romeiros que não poderão participar da grande novena na Praça dos Romeiros, permitindo que todos se sintam integrados à espiritualidade franciscana.

Outras atividades incluem procissões diárias com o painel de São Francisco, a Via-Sacra, missas dedicadas a grupos específicos, como vaqueiros, ciclistas e sanfoneiros, e momentos de confissão na Casa dos Milagres. Frei Gilmar destacou que São Francisco é modelo de santidade e cuidado com a criação, e que a festa visa incentivar os fiéis a refletirem sobre a preservação do meio ambiente e a prática da solidariedade.