Emitir a segunda via de certidões civis pela internet já é uma realidade, eliminando a necessidade de comparecer ao cartório, na maior parte dos casos. O serviço ficou disponível em todo o país recentemente, com a integração do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP) à Central de Informações do Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC Nacional).
A partir da unificação dos registros de cartórios de todo o Brasil, é possível solicitar a segunda via da certidão de nascimento, de casamento e de óbito online, ficando livre das filas. Os documentos podem ser recebidos por email, para uso no formato digital, ou enviados para o seu endereço via Correios.
Integrando todos os cartórios do Brasil, o Portal do Registro Civil é a plataforma oficial para solicitar a segunda via das certidões civis pela internet de forma prática e rápida, em poucos cliques. Assim, o solicitante evita fazer grandes deslocamentos, como nos casos em que precisaria ir a outras cidades para tirar o documento.
A pessoa solicitante pode receber o documento digital, em sua conta de email. Neste caso, a certidão eletrônica é emitida em formato PDF, assinada eletronicamente com a garantia do Registro Civil do Brasil, havendo a possibilidade de confirmar sua validade nas plataformas oficiais do operador nacional do sistema.
Também há as alternativas de escolher a entrega em casa, via Sedex ou carta registrada, ou retirada presencial em cartório. A versão impressa é emitida em papel de segurança, com selo digital, e possui validade jurídica assim como o modelo digital, de acordo com o portal.
O preço para solicitar a segunda via de certidões civis pela internet inicia em R$ 78,14 para o modelo eletrônico recebido por email ou retirada no cartório escolhido. Já a versão impressa envida à residência do solicitante custa a partir de R$ 102,00, podendo haver o acréscimo de taxas dependendo da modalidade de pagamento.
Segundo o Portal do Registro Civil, os preços variam conforme o estado em que a certidão estiver registrada devido às diferenças entre as leis estaduais. Além disso, há a possibilidade de custos extras em certos casos, como naqueles em que é preciso atualizar o documento.
Quanto aos prazos, o cartório tem até cinco dias úteis após a data de confirmação do pagamento para emitir a certidão, com o tempo de entrega dependendo da opção de envio escolhida pelo usuário.