23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Radialista de Tamboril causa revolta com declarações homofóbicas e é suspenso da programação da emissora

Diante da repercussão negativa, Antônio Filho e a Rádio Rio Acaraú FM divulgaram, notas públicas de retratação.

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia
10/10/2025 às 10h46 Atualizada em 10/10/2025 às 12h04
Radialista de Tamboril causa revolta com declarações homofóbicas e é suspenso da programação da emissora
Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (8), o radialista Antônio Filho, apresentador do programa “O Carão” na Rádio Rio Acaraú FM, em Tamboril, causou revolta entre ouvintes e internautas após fazer declarações homofóbicas ao vivo. Durante o programa, o comunicador afirmou que “é uma servergonhice esse negócio de mulher com mulher” e que “está errado homem estar deitado com homem na cama”. As falas foram amplamente criticadas nas redes sociais e classificadas como ofensivas e discriminatórias.

A Coordenadoria Municipal de Direitos LGBT+ e o advogado e procurador do município de Tamboril, Dr. Gimpaulo Barros, informaram que estão adotando as medidas cabíveis para que o caso seja apurado e as responsabilidades legais atribuídas. Diante da repercussão negativa, Antônio Filho e a Rádio Rio Acaraú FM divulgaram, nesta quinta-feira (9), notas públicas de retratação.

Na nota, o radialista reconheceu o erro, afirmou ter usado expressões inadequadas e admitiu que suas palavras foram ofensivas e causaram dor e constrangimento a muitas pessoas. “Esta retratação não é apenas uma formalidade, mas um compromisso com o aprendizado, o respeito e a empatia. Estou à disposição para assumir todas as consequências legais e morais de minhas colocações”, declarou o comunicador.

A Rádio Rio Acaraú FM, por sua vez, repudiou o episódio e informou a suspensão, por tempo indeterminado, do programa apresentado por Antônio Filho. A emissora destacou ainda que as declarações não refletem o posicionamento da rádio e que o comunicador atua como locatário de horário, sem vínculo empregatício.