
Representantes do Governo do Estado do Ceará, em agenda na China, tiveram um encontro com executivos da empresa SAIC Motor, em Xangai, com o objetivo de efetivar a instalação de uma fábrica de carro no estado. A reunião aconteceu nesta terça-feira (28).
As articulações miram fortalecer o Polo Automotivo do Ceará, conforme divulgado. Na ocasião, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, e o presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino, foram recebidos pelos diretores da SAIC, Tianxin Fan e Yijun Shen.
“Designados pelo governador Elmano de Freitas, nos aprofundamos na questão do Polo Automotivo do Ceará, bem como o nosso Porto do Pecém. Estamos muito otimistas de que o governador possa dar novas e excelentes notícias para o estado em breve”, afirma Danilo Serpa. O presidente da Adece esteve na empresa pela primeira vez em setembro de 2024, quando iniciou as tratativas para atrair a montadora. Uma segunda visita foi realizada em abril de 2025.
“Tivemos a oportunidade de apresentar o potencial do Complexo do Pecém como referência logística e industrial e mostramos como nossa infraestrutura pode facilitar uma futura parceria. Saímos satisfeitos com as perspectivas de novos negócios”, destaca, por sua vez, Max Quintino.
Primeira multimarcas do Brasil, a Planta Automotiva do Ceará (Pace), do grupo Comexport, anunciou a General Motors (GM) como marca pioneira a iniciar produção na estrutura, localizada no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A planta conta com R$ 400 milhões em investimentos iniciais e projeta a geração de 9 mil empregos quando estiver em pleno funcionamento. O Polo Automotivo do Ceará também atuará na produção de veículos elétricos e híbridos e conta com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.
Em setembro, a gestão anunciou o início das operações do Polo, incluindo a produção do primeiro carro 100% elétrico do Ceará. “O Ceará passará a produzir o primeiro modelo de carro 100% elétrico no Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte. O Chevrolet Spark EUV, fabricado pela GM, reforça nosso compromisso com a mobilidade sustentável. É uma grande conquista receber uma empresa do porte da GM como pioneira nesse projeto, que inaugura um novo ciclo de inovação, desenvolvimento e geração de empregos para o estado”, comentou o governador Elmano de Freitas, na ocasião.
A estrutura do polo permitirá que diversas marcas utilizem um mesmo espaço para montagem de veículos, de modo a reduzir custos e otimizar a logística envolvida na produção. A empresa Comexport, que atua como âncora do projeto, já atuou em operações com Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, Toyota e Volkswagen.
Na primeira fase, o investimento é de R$ 400 milhões, com capacidade para produzir 80 mil veículos por ano e expectativa de gerar até 9 mil empregos de alta qualificação