
Um policial civil foi demitido por cometer extorsão em uma delegacia de Fortaleza. Decisão, assinada pelo governador Elmano de Freitas (PT), foi publicada no Diario Oficial do Estado (DOE), na sexta-feira.
De acordo com informações anexadas ao documento, a transgressão teria sido cometida no dia 12 de dezembro de 2023, no 13º Distrito Policial, localizado na Cidade dos Funcionários, na Capital.
Punição foi adotada contra o investigado Kelliton Magalhães Pinheiro, após o governador acatar o Relatório Final elaborado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD).
Em documento é destacado que a decisão considera "as condutas do processado em relação aos valores e deveres do Policial Civil", frisando ainda que "restou plenamente demonstrado que o processado praticou as transgressões disciplinares constantes da Portaria Instauradora".
O investigado havia sido afastado preventivamente de suas funções. A edição do DOE do dia 18 de outubro de 2024 traz a informação sobre o afastamento, informando a realização de "várias diligências indicando a existência de fortes indícios de autoria e materialidade da prática do mencionado delito".
Kelliton também foi alvo de um inquérito policial no qual foi indiciado, culminando em processo judicial. Por meio de mensagem no WhatsApp, o advogado Paulo Pimentel informou que irá recorrer da decisão. "Esperamos e confiamos na reversão da decisão", destaca ainda.