23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Policial civil é demitido por extorsão no Ceará

Decisão, assinada pelo governador Elmano de Freitas (PT), foi publicada no Diario Oficial do Estado (DOE), na sexta-feira (07)

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: O POVO
12/11/2025 às 10h03
Policial civil é demitido por extorsão no Ceará
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um policial civil foi demitido por cometer extorsão em uma delegacia de Fortaleza. Decisão, assinada pelo governador Elmano de Freitas (PT), foi publicada no Diario Oficial do Estado (DOE), na sexta-feira.

De acordo com informações anexadas ao documento, a transgressão teria sido cometida no dia 12 de dezembro de 2023, no 13º Distrito Policial, localizado na Cidade dos Funcionários, na Capital.

Continua após a publicidade
Anúncio

Punição foi adotada contra o investigado Kelliton Magalhães Pinheiro, após o governador acatar o Relatório Final elaborado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD).

Em documento é destacado que a decisão considera "as condutas do processado em relação aos valores e deveres do Policial Civil", frisando ainda que "restou plenamente demonstrado que o processado praticou as transgressões disciplinares constantes da Portaria Instauradora". 

O investigado havia sido afastado preventivamente de suas funções. A edição do DOE do dia 18 de outubro de 2024 traz a informação sobre o afastamento, informando a realização de "várias diligências indicando a existência de fortes indícios de autoria e materialidade da prática do mencionado delito".

Kelliton também foi alvo de um inquérito policial no qual foi indiciado, culminando em processo judicial. Por meio de mensagem no WhatsApp, o advogado Paulo Pimentel informou que irá recorrer da decisão. "Esperamos e confiamos na reversão da decisão", destaca ainda.