22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Fábrica clandestina de fogos de artifício explode no Ceará; vizinho morre após susto

Em menos de 24 goras, essa é a segunda explosão registrada em fábricas clandestinas de fogos em Juazeiro do Norte.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: G1 Ceará
13/11/2025 às 07h10
Fábrica clandestina de fogos de artifício explode no Ceará; vizinho morre após susto
Foto: Patrícia Silva/TV Verdes Mares

Uma fábrica clandestina de fogos explodiu na Rua Antônio Saraiva Landim, no Bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, na madrugada desta quinta-feira (13), assustando moradores e danificando imóveis.

Conforme policiais militares que atenderam a ocorrência, um homem identificado como Francisco José da Silva, que morava próximo à fábrica clandestina, passou mal e morreu no local. A suspeita é que ele tenha se assustado com o estrondo da explosão.

Continua após a publicidade
Anúncio

O caso aconteceu menos de 24 horas depois da primeira explosão, ocorrida nesta quarta-feira (12), em outra fábrica clandestina de fogos que fica no mesmo bairro. Três pessoas ficaram feridas na primeira ocorrência.

Segundo testemunhas, a explosão desta quinta ocorreu por volta das 2h, acompanhada de um estrondo forte, que pôde ser ouvido em várias partes da cidade e até em municípios vizinhos, como o Crato.

O impacto fez com que os portões do imóvel onde funcionava a fábrica clandestina fossem arrancados e o telhado do galpão caiu. Um carro que estava estacionado no local também ficou danificado.

Casas danificadas

Pessoas que moram próximo à fábrica clandestina ficaram com as casas danificadas pelo impacto e tremor causados pela explosão.

Entre elas está Manoela, que ficou com as paredes da residência rachada, além do forro do teto ter sido derrubado. A mulher afirmou que já havia denunciado a atividade ilícita no local, porém, nada foi feito.

“Um prejuízo grande, mas não foi por falta de denúncia. Meu filho acordou embaixo dos escombros (do forro), meu sogro idoso passou mal”, disse a moradora.

Conforme outro morador, ele sentiu um tremor na residência, seguido do barulho de vidro quebrando.

“Foi um tremor terrível, eu nunca tinha passado por isso. As luzes estouraram, ficou tudo no escuro. A gente saiu correndo e viu o fogo no terreno vizinho”, relatou o morador.

De acordo com Maria de Lourdes, de 65 anos, uma das portas da casa dela também foi arrancada pelo impacto da explosão.

“A fechadura da porta voou, a porta da cozinha saiu e eu saí correndo no meio da rua”, falou a idosa.

Primeira explosão

A primeira fábrica clandestina explodiu no fim da tarde desta quarta-feira (12), na Rua Santa Margarida Maria Alacoque, no Bairro Frei Damião. Na ocasião, um casal estava no local com uma criança. Os três ficaram feridos.

As vítimas foram socorridas por equipes do Samu e encaminhadas a uma unidade hospitalar. O garoto, de 6 anos, teve 49% do corpo queimado, mas está estável. Já o homem, de 39 anos, e a mulher, que não teve a idade informada, estão em estado grave.

Equipes dos bombeiros foram enviadas ao local, fizeram um rescaldo do incêndio e isolaram a área. O impacto da primeira explosão já havia comprometido toda a estrutura da casa, restando apenas o telhado do primeiro cômodo.

A Secretaria da Segurança informou que as circunstâncias das explosões serão investigadas.