
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três questões do Enem 2025 após identificar indícios de vazamento envolvendo um cursinho pré-vestibular de Sobral. O caso será encaminhado à Polícia Federal, que deverá conduzir a investigação.
A decisão ocorreu após candidatos questionarem a segurança do exame. A suspeita ganhou repercussão quando um estudante de Medicina, Edcley Teixeira, responsável por uma monitoria preparatória, afirmou ter “previsto” questões das provas de Matemática e Ciências da Natureza, aplicadas no domingo (17). Ele divulgou capturas de tela mostrando exercícios enviados previamente a alunos, com conteúdo idêntico aos itens presentes no Enem.
Em nota, o Inep informou que, ao receber relatos sobre antecipação de questões semelhantes às do exame, a equipe técnica da comissão assessora analisou o caso e decidiu anular três itens. Segundo o órgão, além de coincidências nos temas e abordagens, alguns enunciados elaborados pelo estudante utilizavam os mesmos números e até a mesma ordem das alternativas da prova oficial.