
O empresário Francisco Henrique Santos de Almeida, de 27 anos, foi absolvido sumariamente do processo em que era acusado de tentativa de latrocínio, em Fortaleza. A decisão judicial, proferida nesta segunda-feira (17), encerrou o processo criminal sem necessidade de julgamento.
Em nota, os advogados Rayssa Mesquita e Teodorico Menezes destacaram que a decisão reconheceu a prisão injusta de Henrique, confundido com os verdadeiros autores dos crimes ocorridos em setembro de 2025. Segundo a defesa, a investigação comprovou que o empresário estava em outro local no momento dos fatos.
A defesa também ressaltou a importância do respeito ao devido processo legal em todas as etapas da persecução penal.
O Tribunal de Justiça do Ceará informou que a 3ª Vara Criminal de Caucaia absolveu Henrique por falta de indícios mínimos de autoria e participação no crime.
Segundo a defesa, Henrique Santos foi vítima de uma bala perdida no bairro Vila Velha. Depois, ele foi confundido um dos com assaltantes que haviam trocado tiros com a polícia no mesmo dia, após praticarem uma série de assaltos e uma tentativa de latrocínio.
Os dois eventos aconteceram em horários diferentes. Por volta das 16h, assaltantes e policiais entraram em confronto e trocaram tiros na avenida Leste-Oeste. Henrique foi atingido na mão nas proximidades da rua Beta, no bairro Vila Velha, por volta das 19h.
Imagens de câmeras de segurança mostraram Henrique em diferentes estabelecimentos entre 16h e 19h12, sem ferimentos. Ele, dono de três galeterias, se deslocou entre as unidades durante a tarde e início da noite.
Henrique foi preso no dia 9 de setembro. No dia 23 de setembro, a Justiça aceitou o pedido de relaxamento da prisão de Henrique, considerando que a prisão dele foi ilegal.
Durante as duas semanas detido, ele dividiu cela com cerca de 45 pessoas no Complexo Penitenciário de Aquiraz e relatou dificuldades para atendimento médico.