Domingo, 30 de Novembro de 2025
23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Dupla é presa por matar ex-cozinheira de batalhão da polícia no Ceará

Bira foi morta no dia 18 de outubro; a principal linha de investigação aponta que ela foi executada por uma facção criminosa após se recusar a envenenar policiais militares do município

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: Gc Mais
30/11/2025 às 14h19
Dupla é presa por matar ex-cozinheira de batalhão da polícia no Ceará
Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Ceará (PCCE), em ação conjunta com a Polícia Civil da Bahia (PCBA), prendeu neste sábado (29) dois homens apontados como autores do homicídio de uma cozinheira no município de Saboeiro, no Interior cearense. O crime aconteceu no dia 18 de outubro. As capturas ocorreram em Juazeiro, na Bahia, e encerram as investigações sobre o crime, cometido em outubro deste ano.

Segundo a investigação, os suspeitos presos neste sábado seriam os executores do homicídio, ocorrido no distrito de Flamengo, zona rural de Saboeiro. A motivação estaria ligada a uma falsa suspeita de que a vítima repassava informações a policiais militares da região — algo que, conforme apurado, não era verdade.

Continua após a publicidade
Anúncio

Outros três envolvidos, dois adultos e um adolescente, já haviam sido capturados horas após o crime. Com as prisões deste sábado, as Forças de Segurança do Ceará consideram o caso completamente elucidado.

A operação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã e mobilizou equipes do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPI Sul) da PCCE, além do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Juazeiro (BA), por meio do Grupamento CAATI. Os dois homens não resistiram à ação policial, e três celulares foram apreendidos.

Os suspeitos serão transferidos para o Ceará, onde ficarão à disposição da Justiça

Relembre o caso

A cozinheira Antônia Ione Rodrigues da Silva, conhecida como Bira, de 45 anos, foi morta a tiros dentro de casa, no distrito de Flamengo, zona rural de Saboeiro, no sertão do Ceará. A principal linha de investigação aponta que ela foi executada por uma facção criminosa após se recusar a envenenar policiais militares do município.

Bira era mãe de dois filhos e trabalhou por anos como cozinheira no destacamento da Polícia Militar de Saboeiro, função que deixou em dezembro de 2024. Bastante conhecida na comunidade, ela mantinha relações próximas com policiais da região.

O crime

De acordo com informações preliminares, quatro homens invadiram a residência da vítima por volta das 2h da manhã e efetuaram disparos contra ela, que dormia ao lado da filha de 12 anos. A menina não ficou ferida. O filho da vítima, que dormia em outro cômodo, ouviu os tiros e acionou a polícia. Peritos criminais confirmaram o uso de arma de fogo e não descartaram a possibilidade de arma branca ter sido utilizada.