
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira vermelha patamar 1, em vigor no mês de novembro, passará a amarela em dezembro, de modo que a energia elétrica ficará mais barata. O valor a ser pago pelo consumidor deixa de ser de R$ 4,46 a cada 100 KW/h consumidos e passa a pagar R$ 1,885 a cada 100 KW/h consumidos.
Com a entrada do período chuvoso no país, a previsão de chuvas para dezembro é superior às chuvas que ocorreram em novembro, na maior parte do país. Contudo, essa expectativa de chuvas está, em geral, abaixo da sua média histórica para esse mês do ano.
A Aneel explica que, diante de condições de geração de energia um pouco mais favoráveis, foi possível mudar da bandeira vermelha patamar 1 para amarela. Por isso, o acionamento das termelétricas continua sendo essencial para atender à demanda.
A Agência destaca ainda que a geração solar é intermitente e não fornece energia de forma contínua, especialmente no período noturno e nos horários de maior consumo.