
O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou seu apoio ao governador Elmano de Freitas (PT) para as eleições de 2026, deixando claro que não votará em seu irmão, o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), que também deve disputar o Palácio da Abolição. Em entrevista a um talk show, Cid afirmou que tem um compromisso pessoal com Elmano e que, caso ele seja candidato à reeleição, o seu voto será para ele. “Esse é o meu jeito, e eu assumo as minhas posições”, declarou Cid.
A decisão do Senador destaca o racha aberto dentro do grupo político familiar, especialmente após a recente aproximação de Ciro Gomes com membros do bolsonarismo, algo que Cid classificou como “o assunto mais constrangedor”.
Cid ainda fez críticas ao ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, relacionando sua ambição desmedida à ruptura da aliança política que antes existia com o governador Camilo Santana. “Juntou o fígado do Ciro com uma ambição desmedida do Roberto Cláudio, que resolveram romper uma relação que a gente tinha com o Camilo, que só tinha sido governador pelo meu apoio”, recordou.
Além disso, Cid Gomes revelou que após a derrota de Roberto Cláudio nas eleições de 2022, quando ficou em terceiro lugar, esperava que seus aliados reconhecessem os erros cometidos, mas o que aconteceu foi o contrário. “Eles começaram a me chamar de traidor. Eu virei o traidor, como se a minha participação fosse mudar alguma coisa. Fui expulso do PDT”, desabafou o senador.