
Dois jovens foram presos em flagrante na rodovia CE-040, no município de Eusébio, suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no roubo de pneus e rodas de veículos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no Ceará. A prisão foi realizada por policiais militares responsáveis pelo policiamento ostensivo na área, após uma ação articulada a partir de denúncias e do monitoramento de imagens.
Segundo as informações apuradas, a ocorrência teve início no município de Aquiraz, onde, em um curto espaço de tempo, dois veículos tiveram as rodas e os pneus furtados. Uma das vítimas conseguiu obter imagens do carro utilizado pelos suspeitos circulando nas proximidades do local do crime. Com base nesse material, foram repassados à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por meio do telefone 190, dados como modelo, cor e placa do veículo envolvido.
A partir dessas informações, as forças de segurança passaram a acompanhar o deslocamento do automóvel, um Gol, que trafegava pela rodovia CE-040 no sentido Aquiraz–Fortaleza. O veículo foi identificado passando pelo posto policial localizado na altura de Aquiraz, o que permitiu o alerta às equipes que realizavam patrulhamento no município do Eusébio e em áreas adjacentes. Pouco depois, os policiais conseguiram localizar o carro e realizaram a abordagem.
No interior do veículo estavam dois rapazes, moradores de Fortaleza, que foram então presos em flagrante. De acordo com a Polícia Militar, eles são suspeitos de integrar uma quadrilha que atua principalmente nos municípios do litoral leste da Região Metropolitana, praticando furtos e roubos de pneus de veículos estacionados próximos a barracas de praia, restaurantes e outros pontos comerciais, causando prejuízos e insegurança a motoristas e proprietários que frequentam as praias da região.
Durante a abordagem, os policiais encontraram diversas rodas e pneus que haviam sido retirados de pelo menos dois veículos. Além disso, foram apreendidas ferramentas utilizadas na prática criminosa, como parafusadeira, macaco e pedras usadas para calçar os carros após a retirada dos pneus. Todo o material foi recolhido e apresentado como prova da ação criminosa.
Os suspeitos e os objetos apreendidos foram encaminhados à Delegacia Metropolitana de Aquiraz, onde o procedimento policial foi formalizado. As vítimas começaram a chegar à unidade policial para realizar o reconhecimento dos objetos recuperados e um possível reconhecimento formal dos suspeitos. A Polícia Civil deverá ouvir os dois presos e dar continuidade às investigações para apurar a participação de outras pessoas na quadrilha