
Três colombianos e um brasileiro foram presos no Aeroporto Internacional de Fortaleza, no dia 30 de dezembro, por envolvimento em uma plantação com cerca de 15 mil pés de maconha na região serrana do Maciço do Baturité, entre os municípios de Mulungu e Pacoti, no Ceará.
O local foi descoberto durante uma operação conjunta da Polícia Federal e Polícia Militar, realizada no dia 24 de dezembro de 2025. Na ocasião, além das mudas, os policiais encontraram indícios de um laboratório para extração de óleo de haxixe, uma substância concentrada, derivado da planta de cannabis, com alto teor de THC.
Segundo a PF, no momento das capturas, os colombianos estavam tentando embarcar em um voo para o país de origem. Já o brasileiro, tentava fugir para a cidade de Manaus, no Amazonas.
"As prisões preventivas têm como objetivo garantir a continuidade das investigações, impedir a fuga dos envolvidos e resguardar a ordem pública, diante da gravidade dos fatos apurados. A divulgação das prisões ocorre somente agora para não comprometer o andamento das investigações", disse a Polícia Federal.
Ainda conforme a PF, a plantação foi uma "descoberta inédita na região, tradicionalmente fora do eixo de cultivo da droga no Ceará". As plantas foram cortadas e incineradas no próprio local.