Quinta, 15 de Janeiro de 2026
22°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Oito aves silvestres são resgatadas em Fortaleza; homens são autuados por crime ambiental

A pena para quem cria, comercializa ou mantém em cativeiro animais silvestres sem a devida permissão é de detenção de seis meses a um ano e multa

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: GC Mais
15/01/2026 às 15h32
Oito aves silvestres são resgatadas em Fortaleza; homens são autuados por crime ambiental
Foto: Divulgação / PMCE

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) terminou com oito aves silvestres resgatadas e dois homens autuados por crime ambiental, no bairro Granja Portugal, em Fortaleza. A ocorrência se deu na manhã do último domingo (11), conforme divulgou a PMCE nesta quarta-feira (14).

Conforme informado, uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) realizava o patrulhamento na região, quando avistou os pássaros em gaiolas no quintal de uma casa. Com isso, dois homens, que seriam proprietários das aves, foram conduzidos para a Delegacia do 32° Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

Continua após a publicidade
Anúncio

Os pássaros, incluindo quatro pássaros bigodeiros, um azulão, um papa arroz e dois pássaros campinas, foram levados para a ONG BiodiverSe, onde passarão por cuidados veterinários, durante um período de triagem, antes de serem devolvidos à natureza.

A pena para quem cria, comercializa ou mantém em cativeiro animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida, é de detenção de seis meses a um ano e multa.