
Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) terminou com oito aves silvestres resgatadas e dois homens autuados por crime ambiental, no bairro Granja Portugal, em Fortaleza. A ocorrência se deu na manhã do último domingo (11), conforme divulgou a PMCE nesta quarta-feira (14).
Conforme informado, uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) realizava o patrulhamento na região, quando avistou os pássaros em gaiolas no quintal de uma casa. Com isso, dois homens, que seriam proprietários das aves, foram conduzidos para a Delegacia do 32° Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).
Os pássaros, incluindo quatro pássaros bigodeiros, um azulão, um papa arroz e dois pássaros campinas, foram levados para a ONG BiodiverSe, onde passarão por cuidados veterinários, durante um período de triagem, antes de serem devolvidos à natureza.
A pena para quem cria, comercializa ou mantém em cativeiro animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida, é de detenção de seis meses a um ano e multa.