
Na manhã da última quarta-feira (21), a Secretaria de Agricultura de Santa Quitéria realizou, em seu auditório, uma apresentação com detalhes sobre o Projeto Ouro Branco, iniciativa do Governo do Estado do Ceará voltada à revitalização da cultura do algodão agroecológico e ao fortalecimento da agricultura familiar.
Segundo o gerente da Ematerce, Valderi Nascimento, no ano de 2025 foram plantados cerca de 19 hectares de algodão no município, com produção de aproximadamente quatro toneladas de algodão.“Esperamos que o programa possa se perpetuar, para que o agricultor não precise depender do serviço público ou se deslocar do interior para buscar trabalho na sede. Queremos resgatar uma cultura que é muito importante para o nosso município”, destacou.
Atualmente, 36 agricultores já manifestaram interesse em aderir ao projeto, com previsão de plantio de cerca de 60 hectares.
O secretário de Agricultura, Geovane Oliveira, ressaltou que o Projeto Ouro Branco representa a retomada do cultivo do algodão no município, cultura que historicamente foi uma das principais fontes de renda da região, chegando a contar com usinas e estando, inclusive, representada na bandeira da cidade.
De acordo com o secretário, o projeto surge com uma nova proposta, baseada em estudos da Embrapa, do Governo do Estado e da Ematerce, com o uso de uma nova semente e técnicas sustentáveis, sem a utilização de produtos químicos. “A questão do algodão para agricultura familiar é muito importante porque tira o agricultor da lógica da subsistência, gera renda, melhora a qualidade de vida e evita o êxodo rural, fortalecendo também a economia do município”, completou.