
De acordo com o balanço registrado pela Enel Distribuição Ceará em 2025, mais de 180 pessoas foram presas por furto de energia no estado. A base operacional onde foram feitas o maior número de prisões foi Sul, com 66 autuações de flagrante. Em seguida estão as bases Metropolitana (42), Fortaleza (22), Centro-Sul (15), Norte (11), Centro-Norte (7), Atlântico (7) e Leste (6).
Além disso, outros 300 boletins de ocorrência foram registrados ao longo do ano, o que quer dizer que, após identificação de furto, os responsáveis pelos imóveis passam a responder pelo crime. Os registros foram alcançados a partir das inspeções em campo, feitas diariamente por equipes especializadas em todo o estado. Ao todo, foram quase 110 mil inspeções em todo o estado.
Outra ação realizada pela companhia são as operações especiais no combate ao crime em áreas ofensoras como sucatas e ferros-velhos. Foram 300 operativos realizados em 2025 buscando identificar possíveis materiais furtados e também localizar fraudes na rede elétrica, conhecido popularmente como gato. Com base nessas ações, foram identificadas mais de 24 mil fraudes na rede elétrica em todo o estado.
CRIME DE FURTO DE ENERGIA
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica