Quarta, 11 de Fevereiro de 2026
21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Obra da Escola Família Agrícola de Santa Quitéria volta a ser paralisada; construção se estende há 13 anos

Já são 13 anos desde o início da construção, que atualmente falta menos de 1% para ser concluída

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa
11/02/2026 às 17h20
Obra da Escola Família Agrícola de Santa Quitéria volta a ser paralisada; construção se estende há 13 anos

Mais uma vez, as obras da Escola Família Agrícola de Santa Quitéria se encontram paralisadas. Já são 13 anos desde o início da construção, que atualmente falta menos de 1% para ser concluída. Em setembro do ano passado, a empresa contratada, a Nocal Construções, deu uma previsão de que ainda no mês de setembro, a obra seria entregue finalizada, mas a empresa precisou pedir um aditivo de tempo para concluir, o qual não foi concedido pelo Estado e acabou tendo o contrato rescindido.

Segundo a Secretaria da Educação (Seduc), o contrato foi encerrado com a empresa devido à descumprimento contratual. “Atualmente, o processo encontra-se em fase de elaboração de um novo orçamento, para dar prosseguimento a uma nova licitação e posterior contratação da vencedora do certame para conclusão do projeto”, explica em nota.

Continua após a publicidade
Anúncio

Algumas partes da obra já estão condenadas por técnicos e fiscais da própria Seduc, como linhas de madeira, paredes com rachaduras e piso afundando. Na última verificação constataram que vai precisar ser derrubado e refeito.

Com a obra paralisada, fica iminente o risco dos criminosos roubarem novamente as portas, janelas, material elétrico hidráulico, pias e mictórios, os quais já haviam sido colocados uma vez, foram roubados e precisaram ser recolocados.

Outro problema é referente à fiscalização, há somente um funcionário da Nocal Construções que protege o local, apenas durante a noite e sem armamento. Ficou ainda a promessa que fossem enviados dois vigilantes pelo Estado para ficarem no turno da noite, mas até o momento não foi enviado. Devido a escola possuir uma área territorial grande, é questionável se unicamente um vigia dá conta de proteger todos os ambientes necessários.