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Oi lidera rankings de reclamações no Estado

Oi lidera rankings de reclamações no Estado

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
19/09/2012 às 08h43 Atualizada em 21/03/2020 às 10h28
Os serviços de telefonia celular oferecidos pela OI lideram os rankings de reclamações de consumidores no Ceará, seja apenas na Capital ou no Estado de um modo geral. Em Fortaleza, o Procon municipal (Secretaria de Defesa do Consumidor) registrou, entre 1º de janeiro de 2012 e ontem, 426 queixas contra a operadora, fazendo com que ela esteja à frente não somente das suas concorrentes, mas também das empresas de todos os setores. Se for levado em conta todo o Ceará, o Decon atendeu 496 consumidores insatisfeitos, até a última segunda-feira (17).Entretanto, neste âmbito, a operadora é líder de reclamações apenas no seu setor, ficando em segundo lugar no geral (a primeira é a LG).Ao lado da TIM, com praticamente igual número de clientes, a OI lidera o mercado de telefonia móvel no Ceará, com 34,7% das linhas ativas (3,48 milhões), até julho deste ano, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).A secretária executiva do Procon estadual, Ann Celly Cavalcante, no entanto, defende a operadora. "A OI tem o maior volume de respostas efetivas aos clientes, é mais fácil de negociar e ela está mais presente nos órgãos de defesa do consumidor, sempre visitando e procurando saber no que precisa melhorar", observa a promotora.Em nota, a OI ressaltou que deve ser considerada a proporção entre o número de reclamações e a base de clientes da companhia. Em 2011, ela possuía 69,7 milhões de clientes em todo o País. Com isso, as reclamações fundamentadas registradas no ranking correspondiam a 0,01% da base total de clientes no ano passado. A companhia acrescenta que registrou queda de 17% no número de queixas do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2011, do Decon, em relação aos resultados de 2010. Além disso, entre os anos de 2010 e 2011, a OI registrou queda de 15,7% em atendimentos nos Procons de todo o País filiados ao Sindec/DPDC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor/Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor).As outras duas operadoras com maior participação no mercado local, TIM e Claro, não ficam muito atrás. No ranking de Fortaleza, a Claro aparece em 10º lugar, com 140 queixas, e a TIM em 16º, com 122. A Vivo é apenas a 49ª, com 40. O principal motivo dos consumidores para reclamar está na cobrança indevida de faturas, apontam o Procon municipal e o Decon.

- DN