Os serviços de telefonia celular oferecidos pela OI lideram os rankings de reclamações de consumidores no Ceará, seja apenas na Capital ou no Estado de um modo geral. Em Fortaleza, o Procon municipal (Secretaria de Defesa do Consumidor) registrou, entre 1º de janeiro de 2012 e ontem, 426 queixas contra a operadora, fazendo com que ela esteja à frente não somente das suas concorrentes, mas também das empresas de todos os setores. Se for levado em conta todo o Ceará, o Decon atendeu 496 consumidores insatisfeitos, até a última segunda-feira (17).Entretanto, neste âmbito, a operadora é líder de reclamações apenas no seu setor, ficando em segundo lugar no geral (a primeira é a LG).Ao lado da TIM, com praticamente igual número de clientes, a OI lidera o mercado de telefonia móvel no Ceará, com 34,7% das linhas ativas (3,48 milhões), até julho deste ano, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).A secretária executiva do Procon estadual, Ann Celly Cavalcante, no entanto, defende a operadora. "A OI tem o maior volume de respostas efetivas aos clientes, é mais fácil de negociar e ela está mais presente nos órgãos de defesa do consumidor, sempre visitando e procurando saber no que precisa melhorar", observa a promotora.Em nota, a OI ressaltou que deve ser considerada a proporção entre o número de reclamações e a base de clientes da companhia. Em 2011, ela possuía 69,7 milhões de clientes em todo o País. Com isso, as reclamações fundamentadas registradas no ranking correspondiam a 0,01% da base total de clientes no ano passado. A companhia acrescenta que registrou queda de 17% no número de queixas do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2011, do Decon, em relação aos resultados de 2010. Além disso, entre os anos de 2010 e 2011, a OI registrou queda de 15,7% em atendimentos nos Procons de todo o País filiados ao Sindec/DPDC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor/Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor).As outras duas operadoras com maior participação no mercado local, TIM e Claro, não ficam muito atrás. No ranking de Fortaleza, a Claro aparece em 10º lugar, com 140 queixas, e a TIM em 16º, com 122. A Vivo é apenas a 49ª, com 40. O principal motivo dos consumidores para reclamar está na cobrança indevida de faturas, apontam o Procon municipal e o Decon.
- DN