Terça, 20 de Janeiro de 2026
21°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Monsenhor Ximenes: 18 anos de Saudades

Monsenhor Ximenes: 18 anos de Saudades

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
04/10/2012 às 10h41 Atualizada em 04/10/2012 às 11h03
Monsenhor Ximenes: 18 anos de Saudades
Foto: Reprodução
 * 05/11/1925            + 04/10/1994

Em relato exclusivo ao Portal A Voz de Santa Quitéria, o historiador Mauro Paiva Mororó fala a última missa de Monsenhor Ximenes, em 04 de Outubro de 1994:

"No dia 04 de outubro de 1994, mais ou menos às dezesseis horas, eu encontrava-me no colégio Manuel Rufino, participando da apuração das eleições daquele ano e a Magaly (esposa) estava em casa, quando ouviu a chamada para missa e resolveu participar daquele EVENTO RELIGIOSO. A Magaly relata que durante a homilia o Monsenhor foi interrompido por duas senhoras daqui de Santa Quitéria, que o questionaram com relação ao seu comportamento, a sua conduta como sacerdote, diziam as referidas senhoras que ele (Monsenhor) rezava pouco e outros insultos foram proferidos.
Num banco mais atrás, na nave principal da igreja, a Socorro Catunda, conhecida como Socorro do Misto, esbravejava dizendo, vocês vão matar o Padre, ele está doente.
Terminada a missa o Monsenhor caminhou em direção a Casa Paroquial, sua residência, lá chegando sentiu-se mal. A Dra. Elizabete foi chamada e ao chegar deparou-se com ele já sem vida.
Durante o velório compareceu uma grande multidão, uma demonstração de quanto o Monsenhor era querido e admirado pela maioria da população.
Foi sepultado na Igreja Matriz de Santa Quitéria, e lá no Céu continua fazendo o bem por nós que estamos aqui na terra. A prova disto são os ex-votos e depoimentos que existem no Museu, que foi criado em sua memória.
Deus escreve certo por linhas tortas, se aquelas senhoras não tivessem agido da maneira acima relatada, o Monsenhor não teria falecido no dia de São Francisco. Sei que ele as perdoou. Elas foram apenas instrumentos para que os fatos acontecessem."