Terça, 20 de Janeiro de 2026
21°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Paróquia realiza encontro com responsáveis do Consórcio Santa Quitéria

Paróquia realiza encontro com responsáveis do Consórcio Santa Quitéria

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
17/03/2013 às 21h54 Atualizada em 17/03/2013 às 21h54
Paróquia realiza encontro com responsáveis do Consórcio Santa Quitéria
Foto: Reprodução

 
Na abertura, Pe. Nery falou que "essa era uma oportunidade para que todos tirassem suas dúvidas relacionadas a Mina e aos responsáveis da exploração". Em seguida, o Bispo deu boas-vindas aos presentes. Após o pronunciamento de Dom Odelir, Alfredo Tranjan e Roberto Galvani fizeram uma pequeno apanhado do que é o Projeto Santa Quitéria. Durante a apresentação, Tranjan mostrou o histórico da busca de parcerias para a exploração, desde 1975, aonde em 2007, chegaram a um acordo com a empresa de fertilizantes Galvani. Em seguida, o presidente da INB mostrou o impacto sócio-econômico do empreendimento.


Após a apresentação, houve um ciclo de perguntas para tirar as dúvidas dos presentes. Uma das perguntas chamou a atenção: O urânio é perigoso a saúde humana? E Alfredo Tranjan respondeu que, no seu estado natural não. E Santa Quitéria se encontra neste estado. Ainda respondendo as perguntas, o mesmo disse que a jazida, que provavelmente deverá entrar em operação em 2016, deva gerar 800 empregos diretos, e na região, cerca de 3.000, sendo diretos, indiretos e associados.

Em seguida, alguns dos presentes fizeram perguntas à Tranjan e Galvani Jr., como a advogada Rossana Magalhães, o prefeito Fabiano Lobo, o ex-vereador Anascélio Rodrigues, o presidente do SINDPROSQ Evelardo Bié, o representante da Cáritas Diocesana de Sobral Erivan, dentre outros. No encerramento, o prefeito falou suas considerações finais e o bispo deu a benção final.