22°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

157 Anos!!! Parabéns Santa Quitéria!!!

157 Anos!!! Parabéns Santa Quitéria!!!

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
27/08/2013 às 08h13 Atualizada em 20/03/2020 às 23h27
157 Anos!!! Parabéns Santa Quitéria!!!
Foto: Reprodução

História do município
No século XVIII os irmãos José Machado Freire e Miguel Machado Freire, conseguiram por sesmaria, seis léguas de terra as margens do rio Groaíras, porém foi em 1760 que João Pinto de Mesquita que residia na Fazenda Jacurutu Velho, próximo de onde é hoje o Distrito de Malhada Grande, instalou uma fazenda para abrigar seu filho, João de Mesquita Pinto, recém casado. Esta fazenda, localizada às margens do Riacho Cascavel, foi a primeira fazenda da região e chamava-se Fazenda Cascavel.
Outras casas foram sendo construídas ao redor da fazenda, com o aumento da população surgiu a necessidade de ser erigida uma capela, o que aconteceu nas proximidades de onde é hoje o cruzamento das ruas João Rodrigues Pinto e Adroaldo Martins. A família Pinto de Mesquita desejando formar um povoado fez doação do terreno próximo a foz do Riacho Cascavel, estabelecendo a condição de que seus descendentes teriam direito de edificar suas habitações nas térreas doadas.
Em março de 1823 o povoado é elevado a freguesia, unida à capela de Santa Quitéria (vide Cap. Paroquial de Santa Quitéria). A comarca de Santa Quitéria foi criada em 1873, compreendendo os termos de Santa Quitéria e Tamboril, posteriormente tornaram-se independentes, sendo a de Santa Quitéria criada em 1884 e a de Tamboril em 1874. A comarca foi primeiramente Tamboril, depois transferida a sede para Santa Quitéria em 1879. Era comarca de primeira entrância.
Quando o município foi criado, sendo desmembrado de Sobral em 1856, possuía uma área bem maior. Com o passar dos tempos foi perdendo parte de seu território para criação de outros municípios. Em 1929 perdeu o distrito de Riacho Guimarães para ser criado o município de Cariré. Riacho Guimarães hoje é a cidade de Groaíras. Em 1951 perdeu parte de suas terras situadas nas Serra das Matas para fazer parte do município de Monsenhor Tabosa. Em 1957 foi a vez do então distrito de Hidrolândia se emancipar e em 1990 o distrito de Senador Catunda também se tornou independente.
Atualmente os quiterienses vivem das transferência diretas e indiretas de recursos federais e estaduais (aposentadorias, Bolsa-Família, FPM etc), bem como dos empregos públicos que injetam recursos diretamente na economia e são movimentados no comércio e serviços.
Não se pode deixar de registrar a importância do pólo industrial de calçados iniciado em meados de 1997 e ainda das indústrias extrativistas de mármore e granito (popularmente conhecida por pedreiras) e no aguardo de início da exploração da grande Mina de Itataia, rica sobretudo em fosfato e urânio.

Parabéns Santa Quitéria!!! São os votos de todos que fazem A Voz de Santa Quitéria!!!