Falando em território quiteriense, onde existe um alto índice de violência e consumo de entorpecentes, principalmente entre jovens, muitos deles em faixa escolar... O esporte poderia ser o diferencial, a salvação.. dando a possibilidade desses jovens não escolherem o caminho da violência, tendo parte do seu tempo ocupado por práticas esportivas escolares, passando a ter outros referenciais que não sejam dos vândalos ou marginais.
Temos a cultura errônea de apenas criticar, sem apontar soluções. Muitas vezes quem critica não faria melhor, pois não sabem da real dificuldade. Olhando externamente as olimpíadas, vejo que muitas falhas se repetem e acertos que não. Não vou apontar os erros, vou apontar apenas o que poderia e como poderia ser o projeto escolar quiteriense.
Tudo começa com recursos. Sem ele nada se realiza. Santa Quitéria tem uma secretaria de esportes, mas não vejo, além do acanhado futebol, atuações nas modalidade disputadas nos jogos escolares. Acredito que possa ter bons projetos arquivados por falta de recursos.
O segundo passo seria um grande projeto esportivo que teria que ser real e funcional. Não adianta ter ideias surreais.. teriam que ter um projeto esportivo, voltado exclusivamente aos alunos. Teriam que escolher as modalidades em que os alunos das localidades, distritos ou sede, fossem aptos a praticar. Por exemplo: nos jogos, os alunos são submetidos a disputar modalidade sem conhecimento nenhum de regras, estratégias e muito menos, treinamento.
Terceiro passo seria escolher os alunos que tivessem, pelo menos, uma frequência de presença escolar e quem sabe, até notas razoáveis. Isso iria incentivá-los a estudar para ter o direito a praticar os esportes na escola e posteriormente, os jogos escolares.
O quarto passo seria a seleção, dentro da escola, dos melhores alunos em cada modalidade. Isso poderiam ser realizado torneios internos durante todo o ano letivo, aflorando o lado competitivo, técnico, individual e coletivo. Amistosos entre colégios seria muito interessante, para os alunos (atletas) fazerem intercâmbios técnicos e sociais.
Quinto passo: Enfim, os Jogos Escolares. Os melhores atletas e as melhores equipes de cada escola, fariam dos Jogos Escolares de Santa Quitéria, um grande evento esportivo e social... além de uma possível vitrine para possíveis jogos escolares estaduais e quem sabe, surgirem grandes estrelas.
É um projeto sonhador, mas possível. Basta ter boa vontade e recursos... Como falei no inicio, o esporte possibilita o desenvolvimento emocional, motor e social. É mais barato e viável investir no esporte do que em presídios ou segurança pública. No Brasil, temos problemas sociais que acarretam violência, fome... É mais caro corrigir, do que coibir. O esporte, com certeza, seria a ação coibidora de todas as mazelas sociais brasileiras. Acreditem, apostem, sonhem. A criança, atleta ou cidadã, de hoje, não será o presidiário de amanhã.
Hérculo Onofre Jales é piloto off road