Segunda, 12 de Janeiro de 2026
21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ações envolvem estudantes de Santa Quitéria

Ações envolvem estudantes de Santa Quitéria

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
16/06/2015 às 21h22 Atualizada em 16/06/2015 às 21h22
Ações envolvem estudantes de Santa Quitéria
Foto: Reprodução
De acordo com a analista ambiental responsável pelo projeto, Ana Paula Mesquita Martins, cerca de 150 crianças estão participando da edição deste ano. Com o intuito de criar consciência crítica, a partir da infância, para a sustentabilidade, o Semeando Educação Ambiental é realizado a cada ano em uma escola ou comunidade diferente. Em 2014, esteve presente no distrito de Riacho Novo. "Nosso foco sempre foi trabalhar com crianças de sete a doze anos, pois possuem a mente mais aberta e maior possibilidade de influenciar os adultos ao redor".
Ana Paula explicou que o projeto foi idealizado primeiramente para ser realizado nas comunidades ao redor da mina, mas a expansão para outras comunidades está prevista. "Na realidade, esse projeto aconteceu primeiro com nossos colaboradores e, depois, foi expandindo para as comunidades ao redor. A próxima etapa, depois de passarmos pelo distrito de Malhada Grande, é levar para outras comunidades. A aceitação, tanto das crianças, quanto da comunidade, é intensa, o que nos mostra a importância desse tipo de ação".
O próximo encontro está previsto para daqui a 15 dias, com a palestra sobre a importância da reciclagem e confecção de brinquedos com material reciclável. "Esse material foi recolhido pelas próprias crianças. Iremos implantar na escola também uma horta ecológica", detalhou a analista Ana Paula.
O aluno Luís Felipe Lopes Magalhães conta que está levando o que aprende com o Semeando Educação Ambiental para outros projetos próprios, como a recuperação da praça do distrito. "Quero decorar o local com garrafas PET pintadas, reutilizar pneus. Deixar a praça bem divertida, para que crianças e adultos possam ficar lá à noite. Hoje em dia, quase ninguém vai mais lá", explicou.
Segundo a secretária de educação do Município, Francisca Hianice Maciel, a pasta, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, desenvolve diversas ações. "Na Semana do Meio Ambiente, cada escola desenvolveu um projeto e culminou em uma caminhada, onde houve apresentações teatrais, paródias e até dança". Hianice reafirmou, ainda, a necessidade da conscientização a partir da infância. "Hoje, eles fazem parte desse processo de conscientização ambiental, como plantar uma horta. As crianças de hoje podem vivenciar e o aprendizado flui melhor. Essa forma de envolvimento e a conscientização desses alunos contribui para que mudem na escola e em família seus hábitos".

Educação
Para o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Homero Novaes, a questão ambiental não deve ser tratada de forma isolada. "Temos, principalmente, que manter o foco na educação ou estaremos eternamente presos em realização de ações pontuais". O prefeito Fabiano Lobo também esteve presente na gincana, como jurado, e reforçou a importância da escola como nascedouro de senso crítico e social. "Esses jovens devem entender que o meio ambiente é fundamental para que possam desenvolver esse senso, essa cultura de preocupação ambiental e difundi-la em seu cotidiano e família", destacou Lobo.
O município de Santa Quitéria conta hoje com coleta de lixo seletiva, onde é separado o resíduo úmido e não-úmido, na coleta porta a porta, e possui projeto de implantação de esgotamento sanitário até o fim do ano.

Diário do Nordeste