Quarta, 01 de Abril de 2026
21°C 28°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ciro sugere 'sequestrar' Lula e pedir asilo político se prisão for decretada, diz jornal

Ciro sugere 'sequestrar' Lula e pedir asilo político se prisão for decretada, diz jornal

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
28/06/2016 às 09h38 Atualizada em 28/06/2016 às 09h38
Ciro sugere 'sequestrar' Lula e pedir asilo político se prisão for decretada, diz jornal
Foto: Reprodução
O pedetista disse que a ideia surgiu quando Lula foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal, em São Paulo. "Pensei: se a gente formar um grupo de juristas, a gente pode pegar o Lula e entregar numa embaixada. À luz de uma prisão arbitrária, um ato de solidariedade particular pode ir até esse limite. Proteger uma pessoa de uma ilegalidade é um direito", afirmou. 
Segundo o ex-governador do Ceará, essa medida poderia ser pensada "dependendo da qualidade da decisão" da Justiça em relação ao ex-presidente. "Hoje, não enxergo motivos para uma prisão de Lula, embora eu esteja muito irritado com sua frouxidão moral. É obra dele a criação dessa linha sucessória que ai está. Quem criou esse monstro Eduardo Cunha foi Lula", disse. 
Ciro criticou, porém, a decisão da presidente afastada, Dilma Rousseff, de nomear Lula como ministro da Casa Civil. "A Dilma indicar o Lula para o ministério, para evitar a prisão foi um disparate. Ela ultrapassou os limites do cargo. Não podia envolver a Presidência da República. Tinha que ter feito um gesto de solidariedade pessoal, não com o uso do cargo. Agora, no meu caso, se acontecesse uma prisão arbitrária do Lula, seria um gesto de solidariedade particular, formar o grupo de juristas para preparar a defesa e sequestrá-lo para uma embaixada", finalizou o pedetista.

Diário do Nordeste