Terça, 31 de Março de 2026
21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Boa parte dos municípios onde os prefeitos perderam as eleições, vão dar calote em seus fornecedores

Boa parte dos municípios onde os prefeitos perderam as eleições, vão dar calote em seus fornecedores

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
21/11/2016 às 20h50 Atualizada em 21/11/2016 às 20h50
Boa parte dos municípios onde os prefeitos perderam as eleições, vão dar calote em seus fornecedores
Foto: Reprodução
Apesar da pressão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público Estadual (MPCE), os prefeitos derrotados acreditam na impunidade e, boa parte deles, não está nem ai para honrar seus compromissos.
Tanto o TCM como o MPCE já tem em mãos a relação desses municípios, que devem enfrentar ações das mais diversas a partir de 2017.
Algumas empresas estão preparando ações judiciais contra os prefeitos caloteiros, principalmente aqueles onde as licitações vão até o dia 31 de dezembro deste ano e desde o mês de julho não recebem um só centavo.
Os prefeitos alegam falta de recursos, mas, para o TCM e o MPCE, muitos estão preparando um desmonte em massa. Os débitos com as empresas e prestadores de serviços vão desde o transporte escolar, a merenda dos estudantes e até com órgãos da imprensa.
Ao contrário do que sempre aconteceu, apostar na impunidade não deve ser bom negócio. A orientação é do próprio TCM que vem orientando aos prefeitos para que façam acordos, quitando as dívidas e não deixar que as empresas acionem a justiça.
O órgão fiscalizador dos municípios mostra, como exemplo, o grande número de prefeitos processados em anos anteriores, onde as multas são pesadas em todos os sentidos. Além do mais, muitos gestores ficam inelegíveis e entram no rol dos chamados “Ficas Sujas”. Em muitos desses casos, o politico !Ficha Suja" pode até ganhar uma eleição, mas, dificilmente assume o cargo.

Roberto Bulhões