Segunda, 12 de Janeiro de 2026
21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Portal CNEWS destaca projeto da cadeira robótica criado na EEEP de Santa Quitéria

Portal CNEWS destaca projeto da cadeira robótica criado na EEEP de Santa Quitéria

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
20/10/2017 às 22h17 Atualizada em 20/10/2017 às 22h20
Portal CNEWS destaca projeto da cadeira robótica criado na EEEP de Santa Quitéria
Foto: Reprodução

Matheus e Gleison apresentaram a cadeira robótica
em Fortaleza, neste fim de semana. (Foto: Lucas Memória) 
A vontade de ajudar uma funcionária deficiente da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Luís Ximenes Freire, em Santa Quitéria, 222 km de Fortaleza, mobilizou um grupo de quatro estudantes a produzir, sob orientação de uma professora, um projeto ousado: uma cadeira de rodas robótica controlada por um aplicativo. A ideia surgiu em meados de 2015, durante uma feira de ciências da instituição e deu aos estudantes, o primeiro lugar na feira. 
“A gente uniu o útil ao agradável: A tecnologia em prol da acessibilidade. A robótica e a acessibilidade”, explicou o estudante Matheus Sousa, um dos idealizadores do projeto. “Tinha uma funcionária na escola, a Paulinha, que era cadeirante e para se locomover, usava uma cadeira de escritório, dessas com roda. Pensando nisso, criamos a cadeira”, completou. “Ela ficou muito feliz quando apresentamos. Gostou bastante”, ressaltou Gleison Mota, estudante. 
Com a vitória na etapa municipal, os estudantes apresentaram o trabalho na feira regional, onde tiveram o mesmo êxito e em seguida, apresentaram na feira estadual, onde os participantes foram chamados para divulgar o projeto na Mostra Nacional de Robótica (MNR), considerada a maior da área robótica. No evento, os estudantes foram selecionados, entre outros 70 projetos, para receber uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), concedida para estudantes do Ensino Médio. “Os componentes eletrônicos são muito caros, o valor da bolsa praticamente não supre as necessidades que temos para desenvolver a cadeira”, lamentou Matheus. 
Cadeira é controlada por meio de aplicativo.
(Foto: Lucas Memória)
A iniciativa, denominada pelos estudantes como “Projeto Wheelchair Tech”, foi desenvolvido por estudantes da área de Informática, Eletrotécnica e Enfermagem. Atualmente compõem a equipe: Thamires Mara, Dalila Paiva, Gleison Mota, Matheus Sousa e a professora orientadora, Ana Eliza Mesquita. Os comandos da máquina são feitos por sensores que conectam ao aplicativo instalado em celular, por meio do bluetooth, sem necessidade de conexão com a internet. 
Agora os estudantes querem que o equipamento seja disponibilizado para o mercado com baixo custo. Assim, tornando a cadeira acessível financeiramente à maior parte dos brasileiros, os criadores esperam que outras pessoas possam, como a funcionária da escola, utilizar o equipamento robótico.

O projeto foi divulgado pioneiramente no portal A Voz de Santa Quitéria, em abril de 2016, quando ainda estava na fase de protótipo. O portal havia sido convidado pela escola para conhecer de perto, as ideias desenvolvidas pelos alunos na referida instituição. Assista a reportagem: