24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Projeto prevê limite de prazo para pensão alimentícia

Projeto prevê limite de prazo para pensão alimentícia

05/01/2018 às 17h42 Atualizada em 05/01/2018 às 17h42
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Projeto de Lei 8207/17 foi apresentado pelo deputado Augusto Carvalho (SD-DF). Segundo o autor, ao fixar a pensão alimentícia é preciso observar a proporção das necessidades de quem pede e os recursos de quem paga.

“A fim de não tolerar a perpetuação de injustas situações que pretendam perenizar a assistência, optou-se por traçar limites para que a obrigação de prestar alimentos não seja utilizada ad aeternum em hipóteses que não demandem efetiva necessidade de quem os pleiteia”, diz Carvalho. Segundo ele, esse tem sido o entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Augusto Carvalho afirma que o STJ tem considerado a obrigação uma exceção à regra, “incidente apenas quando configurada a dependência do outro ou a carência de assistência alheia”.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara
Santa Quitéria, CE
33°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 37°

31° Sensação
10.4km/h Vento
25% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h16 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Qua 38° 23°
Qui 38° 23°
Sex 37° 24°
Sáb 37° 24°
Dom 38° 24°
Atualizado às 18h13
Publicidade