23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Justiça determina que loja de Sobral publique comunicado após postagem sobre demissão de esquerdistas

Após ação do MPT, Justiça do Trabalho determina que estabelecimento retire conteúdo discriminatório

01/11/2026 às 22h57 Atualizada em 01/11/2026 às 23h02
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O POVO
Compartilhe:
Justiça determina que loja de Sobral publique comunicado após postagem sobre demissão de esquerdistas

A Justiça do Trabalho determinou que a Renato Multimarcas, loja de roupas de Sobral, publique comunicado sobre publicação no Instagram da empresa que incentivava a demissão de trabalhadores por motivos políticos. A decisão, tomada na sexta-feira, 30, atende parcialmente a pedido de tutela de urgência do Ministério Público do Trabalho (MPT), em ação civil pública, e não é julgamento final.

Segundo a ação, em 26 de outubro, o perfil do Instagram @renato_multimarcas_sobral afirmou, em comentário na plataforma, que “os empresários têm que demitir os esquerdistas”. Para o MPT, a mensagem configura incitação à discriminação ideológica e assédio eleitoral nas relações de trabalho.

Continua após a publicidade
Anúncio

O juiz Jaime Luis Bezerra Araujo considerou que o perfil tinha finalidade comercial e que a publicação poderia intimidar trabalhadores. Na decisão, afirmou que a mensagem “gera imediato temor de desligamento retaliatório” e afeta o exercício da cidadania no trabalho. O magistrado citou entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o empregador não pode encerrar contratos para punir posições políticas.

No Instagram, a Renato Multimarcas publicou o comunicado determinado pela Justiça, afirmando que a manifestação anterior é incompatível com os direitos fundamentais e a legislação trabalhista. Na legenda, declarou ser “uma loja de bairro familiar e sem funcionários” e se disse contra demissões por questões políticas.

Sobral - CE
Sobre o município
A Voz de Sobral
Ver notícias
Santa Quitéria, CE
27°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 37°

28° Sensação
12.28km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h16 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Seg 37° 24°
Ter 37° 23°
Qua 38° 23°
Qui 38° 24°
Sex 39° 24°
Atualizado às 21h13
Publicidade