Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Defesa de Lula entra com pedido de habeas corpus no STJ para tentar evitar prisão

Defesa de Lula entra com pedido de habeas corpus no STJ para tentar evitar prisão

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
06/04/2018 às 11h20 Atualizada em 06/04/2018 às 11h20
Defesa de Lula entra com pedido de habeas corpus no STJ para tentar evitar prisão
Foto: Reprodução
O jornal de São Paulo falou com o ex-presidente em uma rápida conversa telefônica. Segundo o periódico, Lula pretende ficar o dia no Sindicato dos Metalúrgicos, onde já passou a noite, e está "tranquilo e bem disposto".
De acordo com uma nota divulgada pela defesa de Lula, "a expedição de mandado de prisão nesta data (ontem) contraria decisão proferida pelo próprio TRF-4 no dia 24 de janeiro". Os advogados alegam, ainda, que sequer foram intimados sobre o acórdão que julgou os embargos de declaração em sessão de julgamento ocorrida no último dia 23. "Desse acórdão ainda seria possível, em tese, a apresentação de novos embargos de declaração para o TRF-4”, pontua.
Ainda conforme o corpo de advogados que representa o ex-presidente, o TRF-4 também antecipou a possibilidade de execução da pena antes mesmo de o Supremo Tribunal Federal (STF) publicar o acórdão do julgamento do habeas corpus. A votação terminou nesta quinta-feira, 5, por 6 a 5, e negou a possibilidade de Lula continuar em liberdade ate o final do julgamento em última instância.
Ainda não se sabe quando o novo pedido de habeas corpus da defesa será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ainda nesta quinta-feira, um advogado de São Paulo pediu um outro HC ao STJ, que será analisado pelo ministro Felix Fischer, da Quinta Turma da Corte.
Lula foi condenado a 12 anos e um mês de reclusão na Lava-Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá (SP). Ele nega ter cometido qualquer irregularidade.