Costa esteve no Forte Martin Soares Moreno (sede do comando militar) acompanhado de todos os dirigentes dos órgãos vinculados à sua Pasta; Polícia Civil (delegado-geral Everardo Lima), Polícia Militar (coronel PM Ronaldo Mota Viana), Corpo de Bombeiros (coronel Heraldo Pacheco) e Perícia Forense (perito-geral Ricardo Macedo).
A estratégica de combate ao crime foi apresentada pelo secretário ao comandante da 10ª RM, general de Divisão, Fernando José Soares da Cunha Mattos, e ao oficialato do Estado-Maior. Costa pediu o apoio da instituição na preservação da segurança no estado e apresentou como um dos trunfos do governo para enfrentar o avanço do crime organização (facções) a instalação do Centro de Inteligência e o incremento de contingente nas polícias Civil e Militar.
O encontro do secretário e seus auxiliares com o Comando da 10ª Região Militar aconteceu, inicialmente, no gabinete do Comando e, em seguida, no Centro de Operações da unidade militar responsável pela gestão das unidades do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí.
Fernando Ribeiro