Em agosto, 153 pessoas foram assassinadas em Fortaleza, 85 nos Municípios da Região Metropolitana, além de 154 crimes de morte no Interior (82 no Interior Norte e 72 no Interior Sul).
A morte de três policiais militares na tarde do último dia 23 desencadeou uma sequência de mortes violentas na Grande Fortaleza entre os dias 23 e 26, o que alterou as estatísticas do mês, que vinha apresentando uma importante curva de redução dos CVLIs.
Somente entre os dias 23 (uma quinta-feira), data da morte dos três militares, e 26 (domingo), O Ceará registrou um recorde de 85 homicídios, sendo 43 em Fortaleza, 18 na RMF e mais 24 no Interior, elevando a taxa diária de CVLIs para 21 crimes, quando na média do ano esse número gira em torno de 14.
Mulheres mortas
No Interior, chamou a atenção para a violência em Juazeiro do Norte neste intervalo, com a Polícia daquele Município registrando, nada menos, que 11 homicídios em apenas dois dias, conforme registrado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Além da matança entre os dias 23 e 26, o mês de agosto registrou, também, 12 óbitos por intervenção policial (bandidos mortos em confronto com as forças da Segurança Pública) e três assassinatos em unidades do Sistema Penitenciário (cadeias públicas e presídios).
Outro dado da violência no mês de agosto foram os feminicídios e outros assassinatos de mulheres. No total, 37 acabaram mortas no estado.
Fernando Ribeiro