Ela havia ido à casa de um irmão e, quando retornava para sua residência, foi surpreendida por um homem armado. Madalena chegou a entregar o celular ao suspeito, acreditando se tratar de um assalto. A cacique chegou a lutar contra o homem, sendo atingida de raspão na cabeça. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE).
De acordo com uma fonte que não quis se identificar, Madalena foi vítima de um atentado, visto que "é uma liderança do povo e, por isso, combate muitas coisas erradas". A vítima registrou ocorrência na delegacia local e foi encaminhada a um Hospital de Maracanaú para receber os devidos cuidados. A lesão foi leve e ela já passa bem.
Segundo o comandante da Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), Tenente-Coronel Océlio Alves, o suspeito fugiu e a equipe está realizando buscas para encontrá-lo.
Cacique Madalena é uma militante pela causa Pitaguary há, pelo menos, 20 anos. Seu povo habita terras em Maracanaú, Pacatuba e Maranguape.
Em 2010, segundo a Fundação Nacional de Saúde, o povo Pitaguary era composto de 3.793 pessoas. A principal problemática desta população diz respeito a demarcação de terras.
Diário do Nordeste