24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Com cláusula de barreira, um terço dos partidos ficará sem verba pública

Com cláusula de barreira, um terço dos partidos ficará sem verba pública

09/10/2018 às 09h52 Atualizada em 09/10/2018 às 09h52
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Das 30 legendas que elegeram representante para o Congresso, 14 não atingiram o índice mínimo de votos válidos, tampouco fizeram deputados federais em número suficiente para vencer a cláusula, que definirá acesso ao fundo partidário e à propaganda de rádio e televisão no próximo ano. Os 14 partidos políticos que perderão os benefícios são: PCdoB, Patriota, PHS, PRP, PMN, PTC, Rede, PPL, DC, PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO.
Se, em 2022, essas siglas tiverem desempenho suficiente, voltam a ter acesso ao fundo partidário e à propaganda. A regra fica mais rígida de eleição em eleição. Outros quatro partidos passaram no limite desta vez e precisam melhorar seus desempenhos daqui a quatro anos.
A Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, é um dos partidos que não cumpriram nenhuma das metas, segundo a projeção. O mau desempenho de Marina na eleição presidencial teve paralelo no resultado da legenda na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, com apenas uma parlamentar eleita — a indígena Joenia Wapichana, em Roraima.

O Globo
Santa Quitéria, CE
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

24° Sensação
6.66km/h Vento
76% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h16 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Qua 38° 23°
Qui 38° 23°
Sex 37° 24°
Sáb 37° 24°
Dom 38° 24°
Atualizado às 06h15
Publicidade