24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Governo muda regra e permite que servidores imponham sigilo a dados públicos

Governo muda regra e permite que servidores imponham sigilo a dados públicos

24/01/2019 às 13h42 Atualizada em 24/01/2019 às 13h42
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Antes, essa classificação dos documentos só podia ser feita pelo presidente e vice-presidente da República, ministros de Estado e autoridades equivalentes, além dos comandantes das Forças Armadas e chefes de missões diplomáticas no exterior.
A LAI, que entrou em vigor em 2012, criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa (física ou jurídica) o acesso às informações públicas dos órgãos e entidades, sem necessidade de apresentar motivo.
Informações classificadas como ultrassecretas podem se tornar públicas após 25 anos. Trata-se do grau máximo de sigilo. Além deste, há o grau secreto, que impõe 15 anos de sigilo, e o reservado, que protege a informação por 5 anos. Os demais documentos, sem nenhuma dessas classificações, devem ser disponibilizados ao público.
O vice-presidente Hamilton Mourão, que está no exercício da Presidência, afirmou nesta quinta-feira (24) que o decreto "diminui a burocracia" para "desqualificar" documentos sigilosos.
Segundo Mourão, a "transparência está mantida" e são "raríssimas" as informações no Brasil consideradas ultrassecretas.
"A transparência está mantida. E as coisas aqui no Brasil são raríssimas as que são ultrassecretas, normalmente são planos militares, alguns documentos do Itamaraty, alguns acordos firmados, são muito pouca coisa", declarou.

G1
Santa Quitéria, CE
25°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 37°

25° Sensação
9.47km/h Vento
70% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h16 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Qua 38° 23°
Qui 38° 23°
Sex 37° 24°
Sáb 37° 24°
Dom 38° 24°
Atualizado às 00h33
Publicidade