Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

PF abre inquérito para investigar uso de candidatas-laranja pelo PSL em Minas

PF abre inquérito para investigar uso de candidatas-laranja pelo PSL em Minas

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
27/02/2019 às 23h23 Atualizada em 27/02/2019 às 23h23
PF abre inquérito para investigar uso de candidatas-laranja pelo PSL em Minas
Foto: Reprodução
Em nota enviada pela assessoria, o ministro do Turismo "reafirma a confiança na Justiça e mantém a convicção de que o inquérito vai comprovar que as denúncias são completamente infundadas".
As investigações serão conduzidas pela Polícia Federal de Minas Gerais. O caso, até então, vinha sendo investigado pelo Ministério Público de Minas, que chegou a enviar uma requisição à Polícia Federal na última sexta-feira pedindo ajuda na investigação.
Álvaro Antônio se elegeu deputado federal no ano passado. Pelo suposto esquema, a candidatura do ministro teria sido beneficiada com transferências para assessores de dinheiro do fundo eleitoral destinado a candidatas que tiveram poucos votos, as chamadas "laranjas".
Marcelo Álvaro Antônio afirmou que jamais orientou qualquer assessor a praticar ato ilícito e que, ao tomar conhecimento da denúncia, determinou que fosse apurada. Segundo ele, as investigações são uma oportunidade de esclarecer que não houve irregularidades.
O Ministério Público apura irregularidades no repasse de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo PSL a quatro candidatas a deputada estadual e federal nas eleições de 2018. Elas tiveram votações pouco expressivas apesar de terem recebido dinheiro da sigla, o que levantou a suspeita de uso de candidaturas laranjas.
Marcelo Álvaro Antônio tentou levar a investigação do caso para o âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) em razão do chamado foro privilegiado. Mas o ministro Luiz Fux, do STF, rejeitou o pedido.

G1