Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Toffoli retira julgamento sobre prisão em 2ª instância da pauta do STF

Toffoli retira julgamento sobre prisão em 2ª instância da pauta do STF

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
04/04/2019 às 10h55 Atualizada em 04/04/2019 às 10h55
Toffoli retira julgamento sobre prisão em 2ª instância da pauta do STF
Foto: Reprodução
A decisão, de acordo com o blog da Julia Dualibi, foi tomada na noite desta quarta-feira (3). Em dezembro do ano passado, o julgamento havia sido marcado para o dia 10 deste mês, quando o STF voltará a analisar três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) que tratam do assunto. O relator é o ministro Marco Aurélio, que já cobrou diversas vezes o debate em plenário.
Na justificativa, a OAB alegou que "a nova diretoria deste conselho, recém-empossada, ainda está se inteirando de todos os aspectos envolvidos no presente processo e outros temas correlatos, razão pela qual necessita de maior prazo para estudar a melhor solução para o caso", conforme nota divulgada pela assessoria da entidade.
O tema pode ter impacto sobre a situação de milhares de presos pelo país, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, detido desde 7 de abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, após ter sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no caso do tríplex do Guarujá (SP).
O entendimento atual do Supremo permite a prisão após condenação em segunda instância, mesmo que ainda seja possível recorrer a instâncias superiores, mas essa compreensão foi estabelecida em 2016 de modo liminar (provisório), com apertado placar de 6 a 5. Na ocasião, foi modificada jurisprudência em contrário que vinha desde 2009.