Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Relator vai propor passar de 20 para 15 anos tempo de contribuição de mulheres

Relator vai propor passar de 20 para 15 anos tempo de contribuição de mulheres

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
13/06/2019 às 00h34 Atualizada em 13/06/2019 às 00h34
Relator vai propor passar de 20 para 15 anos tempo de contribuição de mulheres
Foto: Reprodução
"A média de aposentadoria de uma mulher por tempo de contribuição é de 18 anos. Então, nós não vamos deixar os 20 anos propostos para mulheres e devemos levar a 15 anos, que é um desejo das mulheres desta Casa. Não é só um desejo, é um dado científico e importante", declarou o relator.
Moreira destacou, no entanto, que não fará mudança nas idades mínimas para aposentadoria propostas pelo governo: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
Segundo Samuel Moreira, também deverão ficar fora do parecer as seguintes propostas do governo sobre:
  • mudanças na aposentadoria rural;
  • mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • a chamada "desconstitucionalização da Previdência".
Pouco antes de Samuel Moreira dar as informações, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o regime de capitalização proposto pelo governo ficará fora da reforma e que o tema voltará a ser discutido no segundo semestre. Moreira confirmou.
De acordo com Samuel Moreira, apesar das mudanças, tem "esperança" de que o projeto manterá a previsão de economia com a reforma, cerca de R$ 1 trilhão, assim como proposto inicialmente pelo governo.

Professoras
Numa entrevista coletiva na Câmara na noite desta quarta-feira, o relator também disse que está "lutando muito" para atender à solicitação de deputados que querem diminuir a idade de aposentadoria da mulher professora, de 60 para 57 anos.

Estados e municípios
Ainda na entrevista, o relator disse que a vontade dele era manter servidores estaduais e municipais na reforma da Previdência, mas acrescentou que "não há unidade" sobre o assunto.

G1