Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Deputado cearense está entre os mais faltosos do País

Deputado cearense está entre os mais faltosos do País

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
06/08/2019 às 17h26 Atualizada em 06/08/2019 às 17h26
Deputado cearense está entre os mais faltosos do País
Foto: Reprodução
De acordo com pesquisa realizada pelo site Congresso em Foco em parceria com o Instituto OPS, o número representa 10,5% dos deputados eleitos, sendo maior do que o registrado no início da legislatura anterior, quando apenas 44 deputados não faltaram a nenhuma sessão durante os seis primeiros meses de 2015. Distribuídos entre 18 diferentes partidos, 29 parlamentares com a presença 100% estão no primeiro mandato.
No primeiro semestre parlamentar, aconteceram 86 sessões deliberativas, realizadas ao longo de 59 dias.
Entre os que estão com assiduidade intacta, três são cearenses: Célio Studart (PV), Denis Bezerra (PSB) e Vaidon Oliveira (Pros). Os dois primeiros estão na primeira legislatura. Já o terceiro assumiu o mandato antes pertencente a Moroni Torgan (DEM) – eleito em 2016 para a vice-Prefeitura de Fortaleza.
Ao O POVO Online, Célio Studart comentou que esse dado nada mais é do que o “mínimo” que os parlamentares devem fazer. “Obviamente que o trabalho de deputado vai além das sessões no Plenário, mas o mínimo que deve ser feito é ter presença nas votações”, disse. Para ele, “não é nenhum grande mérito” não ter faltado a nenhuma sessão. “Mas é, na verdade, um demérito para quem não respeita o voto e a opinião dos eleitores”, completou.

Cearense entre os mais faltosos
O estudo também aponta os parlamentares que mais faltaram às sessões durante o primeiro semestre de 2019. Segundo o site, 11 deputados federais já faltaram mais de 33% neste ano. Todos eles são veteranos e pertencem a seis diferentes partidos.
Entre os mais faltosos está o deputado cearense José Airton Félix Cirilo (PT), com total de 30 faltas, sendo 23 justificadas. Conforme o Congresso em Foco, o deputado justificou que as faltas se deram em função de missões oficiais e por "ter ficado adoentado".
O POVO Online tentou contato, por diferentes números de assessores de imprensa e chefe de gabinete, mas não conseguiu conversar com o deputado para saber os motivos das faltas e se elas continuarão a acontecer ao longo da legislatura.

O Povo Online