De acordo com o presidente do consórcio, governador baiano Rui Costa (PT), todos os governadores nordestinos devem viajar rumo a quatro países da Europa. A intenção é apresentar o potencial turístico da região como forma de despertar o interesse consumidor de Alemanha, Espanha, França e Itália.
“Já visitamos todas as embaixadas desses países no Brasil e devemos estabelecer uma relação institucional com cada um dos governos”, afirmou o petista.
Dois editais também devem ser lançados até o próximo dia 30: o de compra coletiva de medicamentos e de equipamentos de saúde para os estados da região; outro será de teor internacional, destinado ao setor de informática e que faz parte do programa Nordeste Conectado.
Estados e municípios na reforma da Previdência
A inclusão de estados e municípios na proposta de reforma da Previdência também foi debatida durante o encontro. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), defendeu a importância deste debate para “garantir a sustentabilidade no futuro”. Segundo ele, há um déficit previdenciário que prejudica investimentos na região, principalmente em áreas como saúde e segurança pública.
O governador foi enfático, porém, na defesa de uma reforma que não prejudique os mais pobres, ao mesmo tempo que possa “mexer com privilégios” e com os mais ricos. “Que seja mais justa com a população brasileira”, pontuou.
O POVO Online