Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

PSDB imita movimentos de renovação política e terá seleção e formação de jovens

PSDB imita movimentos de renovação política e terá seleção e formação de jovens

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
25/08/2019 às 04h09 Atualizada em 25/08/2019 às 04h09
PSDB imita movimentos de renovação política e terá seleção e formação de jovens
Foto: Reprodução
O objetivo é selecionar pessoas de até 30 anos e que nunca ocuparam cargos eletivos para que recebam formação política e financiamento público de campanha. O partido quer atrair sobretudo jovens de baixa renda e de periferia.
"A vida pública está precisando de renovação e de quadros jovens que possam se habilitar para o processo eleitoral", diz o presidente do PSDB, Bruno Araújo. A iniciativa vai ao encontro do que tem pregado o governador paulista, João Doria (PSDB), principal líder nacional tucano atualmente.
Após vencer em 2018, enquanto o partido teve resultado ruim na disputa presidencial e no Congresso, Doria tem buscado repaginar o PSDB e emplacou o aliado Araújo na presidência. Nesta semana, porém, sofreu importante derrota com a decisão do partido de não acolher pedido de expulsão do ex-governador e ex-presidenciável Aécio Neves, réu sob acusação de corrupção.
Doria quer fortalecer e controlar o partido para consolidar seu plano de concorrer à Presidência em 2022. Em discursos, o governador paulista tem se referido à legenda como "novo PSDB" e tem defendido a filiação de jovens e mulheres.
O intuito do "Jovens Líderes do PSDB" é o mesmo de movimentos como RenovaBR e Acredito, que se dispõem a buscar jovens fora da política e apoiá-los com aulas, consultoria e financiamento. Neste ano, essas organizações bateram recorde de inscrições.
Para ser selecionado pelo PSDB, o jovem terá que defender valores do partido, como social-democracia, liberdade econômica e direitos individuais. As redes sociais dos participantes serão checadas para evitar aqueles com posições extremistas e antidemocráticas.
Araújo diz que o principal mérito do programa é bancar com recursos públicos educação política de qualidade a jovens e não só "aumentar o resultado eleitoral do PSDB". Os jovens candidatos terão garantia de que receberão uma fatia do fundo eleitoral e partidário. Os recursos públicos dos partidos geralmente são distribuídos apenas a caciques das siglas e a candidatos com maior potencial nas urnas. Durante a campanha, também terão ao seu alcance suporte técnico e consultoria do PSDB.

Diário do Nordeste