Segunda, 12 de Janeiro de 2026
21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Enquanto outras universidades cearenses melhoram, UVA cai de posição em avaliação nacional

Enquanto outras universidades cearenses melhoram, UVA cai de posição em avaliação nacional

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
07/10/2019 às 13h42 Atualizada em 07/10/2019 às 13h42
Enquanto outras universidades cearenses melhoram, UVA cai de posição em avaliação nacional
Foto: Reprodução

A avaliação anual atribui pontuações a áreas como ensino (32 pontos), mercado de trabalho (18 pontos), inovação (quatro pontos), pesquisa (42 pontos) e internacionalização (quatro pontos). A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi a única universidade do Ceará a piorar a situação no ranking, indo da posição 131º para a 133º, com notas mais baixas nos quesitos mercado, ensino e inovação.

Universidades cearenses
Entre as cearenses, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) figuram entre as 100 melhores do País. A Estadual ocupa a posição 55º, enquanto a privada está em 63º.

Completam a lista ainda a Universidade Regional do Cariri (Urca), em 175º, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em 168º, e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), em 175º.

Metodologia
Para compor a nota ao avaliar a pesquisa, o RUF leva em conta publicações científicas, citações, relevância dos trabalhos, produção dos docentes e distribuição de bolsas. Em ensino, são avaliadas as opiniões de professores sobre a instituição, os títulos e o regime de trabalho dos docentes, além da nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Em mercado, a pesquisa colhe a opinião de empregadores sobre preferências de contratação. Já em inovação, tanto a parceria com empresas quanto o registro de patentes ajudam a compor a nota. Por fim, a internacionalização considera as publicações e citações internacionais dos docentes.

O POVO Online