Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Rota Azul: Governadores discutem projeto para criar uma rota de gás natural no Nordeste

Rota Azul: Governadores discutem projeto para criar uma rota de gás natural no Nordeste

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
18/11/2019 às 22h39 Atualizada em 18/11/2019 às 22h39
Rota Azul: Governadores discutem projeto para criar uma rota de gás natural no Nordeste
Foto: Reprodução

Denominado ‘Rota Azul’, o projeto de integração no Nordeste inclui a instalação de postos de combustíveis capazes de fornecer gás natural liquefeito (GNL) para veículos de carga. Em outros países, a exemplo da China, Espanha e Alemanha, os caminhões e ônibus movidos a gás natural já são realidade.

O vice-presidente da Golar no Brasil, Marcelo Sacramento, disse que o plano de trabalho da empresa prevê inúmeras oportunidades de investimentos. “A disponibilidade do gás para carros e caminhões nas rodovias do Nordeste irá gerar uma nova dinâmica no transporte da região. Novas empresas irão se instalar e as já existentes vão ganhar competitividade”.

O gás natural é considerado combustível de transição da economia de carbono, em razão das vantagens econômicas, geopolíticas e ambientais.

Tratamos sobre a interiorização do gás natural, o que é importante tanto do ponto de vista ambiental, quanto da geração de oportunidades de trabalho, citou o governador do Ceará, Camilo Santana.

Quando condensado, ele pode ser transportado em carretas ou navios gaseiros, permitindo atender localidades que não possuem gasodutos. Um dos benefícios do uso de GNL é a redução da emissão de poluentes.

O Nordeste possui uma extensa malha de gasodutos cobrindo o litoral e a maior malha de rodovias do Brasil, além de complexos portuários com infraestrutura para atender a demanda interna e externa.

Ainda em Paris, nesta segunda (18), os governadores se reuniram com a Voltalia, grupo francês que investe em energias renováveis em 20 países, incluindo o Brasil. No Nordeste, a empresa possui atividades no Rio Grande Norte.

Os estados nordestinos se destacam pela presença expressiva de fontes renováveis de energia. A fonte eólica já é responsável por 29% da matriz elétrica da região, enquanto a solar responde por 3%.

Ceará Agora