Segunda, 12 de Janeiro de 2026
21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ministro da Educação diz que federais têm plantações extensivas de maconha

Ministro da Educação diz que federais têm plantações extensivas de maconha

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
22/11/2019 às 15h16 Atualizada em 22/11/2019 às 15h16
Ministro da Educação diz que federais têm plantações extensivas de maconha
Foto: Reprodução

"Você tem plantações de maconha, mas não são três pés de maconha, são plantações extensivas de algumas universidades, a ponto de ter borrifador de agrotóxico. Porque orgânico é bom contra a soja para não ter agroindústria no Brasil, mas na maconha deles eles querem toda tecnologia a disposição", disse.

Segundo ele, a culpa seria da "soberania" das universidades. "Foi criada uma falácia que as universidades federais precisam ter autonomia. Justo, autonomia de pesquisa, ensino... Só que essa autonomia acabou se transfigurando em soberania", afirmou.

Ele classificou as universidades de "madraças [escola muçulmana] de doutrinação" e disse defender a diminuição do "poder absoluto e hegemônico" delas.

Em nota, a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) afirmou que as universidades públicas são o berço da produção de ciência e de tecnologia do país e que, por serem um "verdadeiro patrimônio do povo brasileiro", devem ser valorizadas, cuidadas e incentivadas.

A associação repudiou as declarações do ministro e disse que irá tomar as providências jurídicas cabíveis para apurar eventual cometimento de crime de responsabilidade, improbidade, difamação ou prevaricação por parte de Weintraub.

UOL