Quem perdeu prazo ainda pode regularizar a situação até 6 de maio. Procuraram o TRE-CE para regularizar a situação 86.531 eleitores. Os dados deles ainda serão processados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até que isso ocorra, esses títulos constam como cancelados.
Eleitores com o título cancelado, caso não regularizem a situação até 6 de maio, não poderão votar nas próximas eleições municipais, em outubro. Além disso, pode ficar impedido de emitir passaporte, matricular-se em instituições públicas de ensino, inscrever-se ou receber o Bolsa Família, contrair empréstimos em bancos oficiais, tomar posse em cargo público. Servidor público pode não receber salário.
O TRE-CE alerta para os eleitores buscarem regularizar a situação o quanto antes, para evitar filas perto do prazo final de 6 de maio, prazo nacional após o qual não poderá haver nenhuma alteração cadastral até as próximas eleições. Quem não se regularizar até maio não votará em outubro nas eleições municipais. O cadastro só será reaberto em novembro.
Para regularizar o título não paga nada. É necessário levar:
- Documento oficial de identificação com foto, como o RG;
- Comprovante de residência atualizado.
- Para primeiro título de homens com mais de 18 e até 45 anos, é necessário documento de quitação com a Justiça Militar.
O POVO Online